domingo, 13 de abril de 2008

IDÉIAS QUE SALVAM VIDAS/ ARMADILHA MATA-LARVAS





A cafeína contida na borra do pó de café é um poderoso agente tóxico que mata as larvas do mosquito Aedes aegypti.


Em pesquisa realizada no laboratório de vetores do IBILCE-UNESP de São José do Rio Preto, a Profª. Hermione Bicudo e as alunas do Curso de Pós- Graduação em Genética (Alessandra Laranja e Marluce Guirardo) verificaram em observações repetidas desde 2001 que numa proporção de 4 colheres de sopa cheia da borra do café (pó que fica no coador após praparar o café) para um copo de água, as larvas são intoxicadas e morrem entre 24 e 48 horas.

Baseado em tão admirável pesquisa, o Projeto Águas e Vidas, idealizou a armadilha "MATA-LARVAS" que, se usada corretamente e frequentemente, poderá vir à ser uma das mais eficiêntes armas no combate e prevenção à dengue, eliminando bilhões de larvas do terrível mosquito.


O QUE É A ARMADILHA "MATA- LARVAS"

Uma simples vasilha contendo água com a borra do pó de café, na exata proporção a que se usou na pesquisa. A idéia é; distribuir as armadilhas de forma estratégica dentro de casa, no quintal,nos jardins e no entorno das residências.
É interessante que se use vasilhas mais largas que o copo, para que o espelho d´água seja mais extenso, ficando dessa forma, mais atrativo ao mosquito. Se for usar uma vasilha maior, como por exemplo; uma pequena bacia de plástico, pode-se usar 2 copos de água e 8 colheres de sopa cheias de borra de café. Uma vez que não tenha nenhum recipiente acumulando água no quintal ou no entorno da residência, a fêmea do mosquito será atraída para a armadilha "MATA-LARVAS", pois será o único lugar em que ela vai encontrar água que ela tanto necessita para por os óvos.
A vantagem da armadilha MATA-LARVAS, além da sua já comprovada eficiência, está no fato de ser um produto de custo zero, o qua a torna acessível à todos. Nas regiões em que for mais intensa a presença de focos do mosquito, será necessário uma grande quantidade de borra de café, pois há que se fazer uma grande quantidade de armadilhas, e nesse caso, o projeto Águas e Vidas sugere que a coleta da borra de café, pode ser feita nos bares, cafeterias, padarias, lanchonetes e restaurantes.


É importante frisar que a pesquisa, acima mencionada, já é do conhecimento do Ministério da Saúde, à quem o projeto Águas e Vidas faz um apelo, não só ao Ministério como também às Secretarias de Saúde de todo o país, para que seja implantado e divulgado com a máxima urgência o uso da armadilha "MATA-LARVAS", principalmente em locais onde já existe a epidemia, como no Rio de Janeiro e em outras regiões em que for constatada a presênça do mosquito da dengue.

O apelo estende-se também às autoridades Militares, Civís e Eclesiásticas, as grandes empresas e empresários de todos os setores, comunidades internéticas, escolas, universidades, e a mídia, de um modo geral.


CONHEÇA O AEDES AEGYPTI


O mosquito Aedes egypti, transmite 3 doenças graves: a dengue, a dengue hemorrágica e a febre amarela. O mosquito adulto é fácil de reconhecer por ser rajado de branco e preto, e isso é visivel especialmente quando ele está assentado sobre uma parede clara.

O seu desenvolvimento é um processo que dura apriximadamente 7 dias ( quando o calor é forte, a duração do ciclo diminui) e abrange 4 fases: OVO, LARVA, PUPA e ADULTO. A larva sai do ovo inicialmente bem pequena, alimenta-se bastante dos detritos existentes na água, movimenta-se muito e vai crescendo até se transformar na pupa (com formato de um ponto de interrogação) que també se movimenta muito rapidamente, mas não se alimenta.

O desenvolvimento do ovo até a pulpa decorre obrigatoriamente na água. O mosquito adulto forma-se dentro da pupa e, quando está pronto, sai por uma abertura nas costas da mesma e voa. Da pupa só vai restar o envoltório na água.

ONDE AS FÊMEAS BOTAM OS OVOS
As fêmeas botam os ovos em águas paradas, limpas ou sujas, mesmo que essa água ocorra em pequena quantidade como a que cabe em uma tampinha de garrafa deixada no quintal ou um padacinho de brinquedo, sacos plasticos ou qualquer outro objeto que forme uma concavidade onde a água possa se acumular.

Podemos pensar então que essa pequena quantidade de água não tem muita importância porque ela pode secar antes que o ovo desenvolva. Mas isso é engano porque mesmo que a água seque, os ovos não morrem; eles podem permanecer vivos por até um ano e quando a nova água encher aquele pequeno espaço poderão desenvolver-se.

Cada fêmea vive em média 40 dias e bota muitos ovos, cerca de 300 ou mais (há quem diga que no decorrer da sua vida, ela possa botar até mil ovos). Portanto, uma só fêmea pode originar uma "multidão" de mosquitos.

COMO OCORRE A TRANSMISSÃO DOS VÍRUS
Os mosquitos adultos machos alimentam-se exclusivamente de líquidos doces (néctar) das plantas, mas as fêmeas adultas têm que se alimentar de sangue para que seus ovos desenvolvam.

Nesse processo, picando uma pessoa doente e depois uma ou muitas outras sadias, as fêmeas alastram a doença. Isso acontece porque, na picada, a fêmea do mosquito ingere os vírus que estão presentes no sangue da pessoa doente, estes se multiplicam em seu corpo e se alojam na sua saliva. Quando essa fêmea infectada pica outra pessoa, um pouco dessa saliva contendo o vírus é injetada, a pessoa torna-se também doente e assim a doença se espalha.

Uma vez infectada, a fêmea do mosquito torna-se vetor dos vírus até a sua morte, podendo levar a doença a muitas pessoas. Se houver um grande número de mosquito no ambiente das pessoas doentes, a epidemia se instala rapidamente. Essa corrente de transmissão só pode ser quebrada se não houver mosquitos. Assim, elimina-los é nossa grande tarefa.




ELIMINANDO CRIADOUROS
Qualquer recipiente que acumule água parada, é um potencial criadouro para o mosquito. Além das já mencionadas tampinhas e pedaços de plástico, as larvas têm sido encontradas até na água de ferro de passar roupas a vapor, nas canaletas onda corre os vidros do box do banheiro, vasos de flores com água, vasilhas com água para os passarinhos, gatos, cachorros, aquário com peixes, tanque para tartarugas, calhas entupidas, lajes com água parada, caixa d´água destampadas ou com tampas quebradas, pneus, garrafas, bromélias, etc.

Nos lugares afetados pela dengue, use preferencialmente, calças compridas, camisas de mangas compridas, telas nas portas e janelas, mosquiteiro nas camas e nos berços dos bebês.

Fonte: Profª. Ermione Bicudo, do Laboratório de Vetores, UNESP, de São José do Rio Preto - SP
www.ibilce.unesp.br/dengue email: bicudo@ibilce.unesp.br


Não deixa de ser curioso o fato do Ministério da Saúde ter pleno conhecimento desta importantíssima pesquisa realizada pela Professora Hermione Bicudo em seu laboratório de vetores na UNESP e não ter feito uma divulgação maciça de tão importante trabalho, até mesmo por ter sido realizado por uma profissional competente, que ha 20 anos se dedica aos estudos de vetores. Existe algo em particular contra a Professora Ermione Bicudo e a UNESP?


É bom que alguém explique!!

Será que não existe alguém no Ministério da Saúde que saiba da importância e da urgente necessidade de divulgar tal trabalho? Será que alguém por lá faz idéia do tempo gasto e do custo para realizar uma pesquisa desse porte? Senão, seria como descobrir um remédio capaz de erradicar o cânçer e não se fazer absolutamente nada para sua divulgação.


Meu Deus, aonde estamos, e com quem estamos!?!?

É dever de todos nós divulgar qualquer meio ou produto, cuja eficácia seja cientificamente comprovada no combate à quaisquer males.

Um comentário:

Tigerface7 disse...

olá prezada sei que está feliz por ter esta informação valiosa em mãos ,eu sei que ela é verdadeira mas é possivél que o que tenha desmotivado a sua ampla divulgação seja o seguinte fato as larvas do mosquito da dengue se alimentam de elementos vegetais residuais,voce deve saber disto é claro,portanto, agua parada forma nas suas paredes!! limo!!! .
comida para as larvas é agora que vem o problema o elemento que atua sobre as larvas, alguns fenois e outros são facilmente perdidos ,e em pouco tempo esta ação mortal do café sobre as larvas deixara de existir e o que teremos é somente mais comida para as larvas se fosse mais duradouro teriamos achado uma solução simples efetiva e super barata para eliminar as malfadadas larvas deste mosquito chamado Aedes Aegypti, parabens pelo artigo!!!

Site Meter