domingo, 6 de abril de 2008
Faça do seu alimento o seu remédio (Hipócrates)
O inhame é conhecido em vários países do mundo por suas propriedades medicinais de alto poder curativo, sendo citado em diversos livros sagrados e clássicos médicos de todos os tempos. Ele é um dos alimentos medicinais mais eficientes que se conhece: faz muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins, dos intestinos.
No começo de século já se usava elixir de inhame para tratar sífilis.
O inhame fortalece o sistema imunológico, é rico em amido, beta caroteno, e boa fonte de vitaminas C e do complexo B, contém cálcio, fósforo e ferro.
Em termos medicinais o inhame é considerado um poderoso depurativo do sangue e, de acordo com o Estudo Nacional da Despesa Familiar, realizado pelo IBGE, é recomendado também na prevenção da malária, da dengue e da febre amarela
A presença do inhame no sangue permite uma reação imediata a invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo.
Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico.
Curioso que a forma do inhame seja tão semelhante à dos gânglios...
Nas mulheres, aumenta a fertilidade porque contém fitoestrógenos, hormônios vegetais, importantes na menopausa e após.
O inhame é nativo e dá com fartura em qualquer lugar úmido. O inhame medicinal é o pequeno cabeludo, marronzinho por fora e com a pele variando de roxo a branco. Existem ainda o inhame do norte e o cará, maiores e mais lisos, que são muito bons para comer mas não tem o mesmo poder curativo do inhaminho também chamado de inhame chinês.
OS OUTROS NOMES DO INHAME
Em latim é Colocasia Esculenta, na África e na América do Norte se chama taro, na América Central é mame ou otoe, na França é igname, na Índia é albi, no Japão é sato-imo, no Caribe é malanga ou yautia e em inglês é yam.
De grande poder desintoxicante e depurativo, o inhame apresenta ainda propriedades medicinais que lhe atribuem o status de remédio em alguns países do oriente, sendo recomendado para o tratamento de doenças como, reumatismo, artrite, ácido úrico, inflamações em geral, viroses e micoses.
É bom para pessoas com alto gasto energético porque é um alimento calórico com vantagem de ser de digestão rápida. É macio e indicado à bebês, idosos e convalescentes.
OBSERVAÇAO:
Deve-se ter especial atenção com as espécies de procedência duvidosa, pois algumas delas são vanenosas, podendo causar graves danos à saúde e até a morte portanto, nunca se deve consumir uma espécie que você não conheça.
Na prevenção contra a dengue recomenda-se comer inhame em vez de batata, duas a três vezes por semana
Mesmo já estando com dengue, comer inhame e tomar o elixir de inhame vendido em farmácia costuma acelerar a recuperação. Também é importante usar o inhame depois de ja infectado pela dengue para eliminar os resíduos do sangue que tornam mais dramática a recaída.
O inhame já é usado na alimentação de várias fórmas, em sopa, purê, cozido junto com a carne, peixe, frango, além de poder ser frito também, tal qual batata, em rodelas ou palitos, e não obstante, seu uso é empregado em biscoitos, bolos, vitaminas, sucos e em outras receitas mais que você pode aprender acessando o site www.correcotia.com.br de onde extraí boa parte deste texto.
Diante das maravilhas apregoadas a este tão magnífico e esplêndido alimento, não vejo o porquê de não seguirmos o sábio conselho de um dos maiores amigos da humanidade e Pai da Medicina, que nos sugeriu fazermos do nosso alimento o nosso remédio. Obrigado Dr. Hipócrates!
Fazemos um apelo ao Governo Federal, ao Ministério da Saúde e as Secretarias Estaduais de Saúde do país para que não meçam esforços no combate à dengue, como também no apoio às pesquisas que objetivam buscar elementos mais eficazes para essa guerra contra o terrível mosquito.
Apelamos também aos governos, ministros e prefeitos para que obtenham um conhecimento mais apurado de pesquisas que atestem a eficácia do inhame no combate e prevenção à dengue, e se confirmado for os benefícios que ele proporciona, que se faça urgente a divulgação de tal feito como também, que não falte total apoio governamental no financiamento para o plantio, colheita e à disseminação ao incentivo para o consumo do inhame.
O projeto Águas e Vidas, diante da situação tão delicada e tão grave em que se encontra o Brasil, em especial o Rio de Janeiro, que é considerada uma das cidades mais lindas do mundo, e que neste momento está acometida de um terrível mal, que é a epidemia da dengue, que tem atingido milhares de pessoas e ceifado dezenas de vidas, faz um apelo a todos os governos dos Estados do Brasil, que somem esforços e enviem médicos, com a máxima urgência para socorrer o Rio de Janeiro.
A situação é de calamidade, os hospitais não possuem vagas para atender os pacientes, muitos estão morrendo por falta de atendimento.
Pensem numa guerra, terremoto, maremoto, tsuname; pois é assim que a imprensa tem mostrado diariamente o quadro em que se encontra o Rio de janeiro; e se providências não forem tomadas com urgência, a lógica é que a epidemia se alastre em outras regiões.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário