sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Para entender o processo de tratamento da água

CAPTAÇÃO E ADUÇÃO- a água dos rios, represas ,ou poços é bombeada e transportada por tubulações de tratamento. Nessa etapa existem grades ou cestos que evitam a entrada de galhos, folhas e outros materiais grandes.

PRÉ- CLORAÇÃO - caso a água possua grande quantidade de substâncias orgânicas e bactérias, é feita a aplicação prévia de cloro, para desinfecção.

COAGULAÇÃO E FLOCULAÇÃO - para retirar as impurezas da água são adicionados produtos químicos. Esses produtos formam flocos aos quais as partículas de sujeira se unem, sendo separadas da água.

DECANTAÇÃO - nos decantadores, ( grandes tanques, parecidos com piscinas ) os flocos vão para o fundo e a água limpa escoa pela superfície

FILTRAÇÃO - para retirar as partículas pequenas, a água passa por filtros de areia.

DESINFECÇÃO - para garantir que a água fique livre de bactérias até chegar na sua casa, é adicionado mais cloro após a filtração.

FLUORETAÇÃO - visando prevenir cáries dentárias em toda a população, adiciona-se flúor à água, finalizando assim o tratamento.

RESERVAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO - a água tratada é armazenada em grandes reservatórios, as conhecidas caixas d´água da SABESP, chegando às residências, comércios e indústrias através de tubulações e estações de bombeamento.

A SABESP controla rigorosamente a qualidade da água, coletando amostras e realizando análises nos mananciais, em todas as etapas do tratamento e até no cavalete de seu imóvel. Para isso, em todo o estado, conta com 15 centrais de controle sanitário, certificadas pela ISO 9001 ou ISO 17.025.

fonte: Sabesp

Nenhum comentário:

Site Meter