sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Como economizar e preservar


É possível contribuir para preservar o recurso natural

Ao promover mudanças simples no dia-a-dia, todos podem contribuir para economizar água e preservá-la para as futuras gerações. Confira as dicas:

- Em uma residência, 78% do consumo de água se da no uso do banheiro: uma torneira aberta gasta de 12 litros a 20 litros de água por minuto, o que significa que escovar os dentes com a água jorrando consome, em média, 23 litros de água. Por isso, feche-a enquanto estiver escovando os dentes o fazendo a barba.

- Um banho de 15 minutos exige 105 litros de água. Reduzindo o tempo para 10 minutos, o consumo cai para 79 litros. Assim, só ligue o chuveiro depois de tirar a roupa e, nos dias quentes, desligue-o enquanto se ensaboa.

- Não jogue lixo ou pontas de cigarro no vaso sanitário. Isso exige maior quantidade de água para que o objeto seja escoado pela descarga.

- Manter a torneira aberta enquanto lava louça de uma refeição significa gastar mais de 105 litros de água. Limpe pratos e panelas antes de lavá-los ou deixe a louça de molho em uma bacia com detergente.

- Lançar óleo de frituras em pias e vasos dificulta muito o tratamento da água quando chega ao reservatório. Evite essa prática.

- Se for usar máquina de lavar roupa ou louça, espere até que esteja bem cheia pra acioná-la.

- Se for lavar roupa na mão, feche o tanque, encha-o com água e sabão coloque as roupas de molho e só use água corrente para enxaguar as peças.

- Use o sabão em pó na medida certa, para evitar a necessidade de mais um enxague.

- A água que faz o último enxague das roupas, no tanque ou na máquina, pode perfeitamente ser usada para ensaboar tapetes, tênis e cobertores. Também serve para lavar o carro.

- Quando for lavar o carro, utilize balde e não mangueira. O mesmo vale para a limpeza das calçadas.

- Os vazamentos são grandes vilões. Observe se a válvula de descarga está funcionando perfeitamente, se não há manchas de umidade em paredes e calçadas e se todas as torneiras estão vedadas. Uma torneira gotejando durante um mês representa um desperdício de 2 metros cúbicos, o suficiente para atender uma pessoa por 14 dias.

Procure ter conhecimento dos produtos modernos mais econômicos. Uma geladeira moderna, por exemplo; consome 30% menos que as antigas. As lâmpadas fluorescentes, consomem de 30 a 50 % menos energia que as comuns (incandescentes). Seu custo é mais elevado mas a sua durabilidade é o dobro ou mais, além de clarear mais, sua fonte de calor é bem mais baixa; o que contribui para amenizar o aquecimento global, que no momento, é um grande problema mundial.

As modernas bacias sanitárias economizam até 60% de água; é o caso das bacias sanitárias fabricadas pela INCEPA e a CELITE do grupo Roca, que utilizam apenas 6 litros de água a cada descarga, ao contrário das antigas que precisam de 18 litros. A economia obtida no decorrer de um ano é de milhares de litros.





fonte: Sabesp

Nenhum comentário:

Site Meter