sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Crise


A Organização das nações Unidas ( ONU ) também está atenta ao problema. Argumenta que "a cada ano, milhões de seres humanos em todo mundo, são obrigados a recorrer a fontes de abastecimento de água potencialmente nocivas, o que perpetua uma crise humanitária silenciosa".

No Dia Mundial da Água, este ano, o escritório da ONU em Genebra divulgou que 60% da população do planeta - o equivalente a 1,8 bilhões de pessoas - viverá em regiões com escassez de água em 2025 E alertou: combater a escassez de água é um dos maiores desafios do século 21.
O Conselho para o Acesso à Água e a Recursos Sanitários ( WSSCC ) da ONU também revela dados sobre as doenças relacionadas a água. Segundo o órgão, até locais onde existe água suficiente, a população mais carente tem dificuldades de acesso ao recurso. Atualmente, doenças relacionadas a essa escassez, como a diarréia, matam muito mais do que a AIDS.
No Brasil, por exemplo, 60% das doenças têm origem no uso de má qualidade, segundo a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico ( 2000 ) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ). O índice é alarmante, especialmente porque o País detém 11,6% de toda a reserva de água doce disponível no mundo.

fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Site Meter