sábado, 8 de setembro de 2007

Como diminuir a proliferação de ratos

Nos grandes centros urbanos, assim também como em todas as cidades do mundo, grande parte das pessoas, cultivam o hábito de criar animais de estimação como, cães, gatos, pássaros, etc.

O que os donos desses animais não sabem e nem sequer pressentem é que parte deles,inocentemente, acabam contribuindo para a proliferação dos ratos.-Como?. Freqüentemente as pessoas deixam sobre o chão, vasilhas com a ração para alimentar o gato, o cão, além da vasilha que fica dentro da gaiola para alimentar o pássaro.

O que acontece normalmente, é que sempre acaba ficando sobras do alimento na vasilha e conseqüentemente, atrai o rato que experimenta e acaba gostando, daí em diante ele se torna um freqüentador assíduo do local, já que a comida é farta e garantida e passa a se sentir sem nenhum constrangimento, um membro da família e nesse ponto a sua passagem para dentro da casa é questão de pouquíssimo tempo.

O que fazer? – Procure condicionar os seus animais de estimação, com um horário determinado para alimentação e ficar atento para que, ao fim, as sobras sejam recolhidas, assim como todos os resíduos, mantendo dessa forma o ambiente sempre higienizado.


VOU COMPRAR UM BARCO
por Duilio Ferronato

NUMA NOITE CHUVOSA toca a campainha da minha casa e vou atender. Quando abro a porta era uma ratazana enorme. Confesso que não costumo abrir minha residência para as ratazanas, mas essa parecia simpática e estava com uma cara meio abatida.
- O que aconteceu?
- Você não teria um sal de frutas para me arrumar?
- Comeu alguma coisa estragada?
- Coisas estragadas eu como sempre. O problema é que comi demais. Minha barriga está estufada, nem consigo andar direito.
- Até os ratos estão comendo demais e ficando obesos nesta cidade?
- Pois é. Nunca houve tanta comida sobrando como agora. Ainda mais com as chuvas... fica tudo espalhado pelas ruas.
- É, eu vejo mesmo que os saquinhos de lixo ficam boiando por todos os lados.
- Nós ratos adoramos esse costume que as pessoas têm de colocar lixo em saquinhos de supermercado. Ficou muito mais fácil comer.
- Eu também uso esses saquinhos para colocar o lixo.
- É ótimo, são fininhos e rasgam fácil. Os restos de comida ficam espalhados pela calçada. O lixeiro só pega o saquinho e deixa a comida no chão. Nós fazemos a festa.
- Quando ando à noite eu vejo uns ratões correndo pelas ruas.
- Nós somos uma família bem grande. E agora, que não existe mais cobra, corujas ou gaviões na cidade, ficou muito melhor para nós. Tem comida à vontade e ninguém nos caçando.
- E os gatos?
- Ih...esses preferem ração a correr atrás dos ratos.
- É verdade que, em São Paulo, tem mais de dez ratos para cada habitante?
- Isso eu não sei. Mas sei que somos uma população gigante. Você precisa ir lá nos piscinões da prefeitura para ver.
- Vocês moram nos piscinões também? Eles não foram construídos para controlar as enchentes?
- Bem, foram mesmo. Até parece que controlam, mas as pessoas jogam tanto lixo nas ruas que acaba indo parar nos piscinões. E lá dentro, são verdadeiros spas para os ratos e insetos. Tem comida a vontade e dá para fazer ninhos confortáveis. Até papel de bala vira material para o ninho.
- Credo, isso parece meio nojento! Ninguém limpa os piscinões?
- A prefeitura limpa, mas a cidade produz tanto lixo que, para aquilo ficar limpo, teria que limpar todos os dias depois da chuva.

- Eu nunca jogo nada na rua, guardo meu lixo no bolso ou no carro e só jogo nas lixeiras.
- Você é minoria. Já viu quantas pessoas jogam lixo pela janela dos carros, do ônibus ou simplesmesnte jogam no chão? Esses chamamos de amantes dos ratos.
- Vocês são amigos das pessoas que jogam lixo na rua?
- Na verdade não somos amigos. Mas sim, admiradores!
- É, parece que as pessoas esqueceram que vocês transmitem doenças.
- Só transmitimos doenças quando há enchentes. Nosso xixi se mistura com a água da chuva.
- Acho que vou te dar um sal de frutas com veneno.
- Não faça isso, afinal, não tenho culpa da sujeira da sua cidade. Eu só como lixo, quem produz são vocês.



Zezé Dias

Nenhum comentário:

Site Meter