sexta-feira, 7 de setembro de 2007

As belezas da Chapada Diamantina









A cadeia de montanhas, algumas delas com quase 2 mil metros de altura acima do nível do mar, começou a se formar há 1 bilhão e seiscentos milhões de anos.

As rochas calcárias formam mais de 250 grutas, cada uma com características diferentes, sendo que uma delas em especial, chama muita atenção. Ela fica em Itaipé e tem o nome de Poço Encantado) e que a 80 metros abaixo do chão, reflete o facho de luz mais belo do mundo, é simplesmente uma visão deslumbrante!

Outro importantíssimo ponto turístico que não pode deixar de ser visitado, é a caverna torrinha no município de Iraquara, onde está concentrado o maior número de grutas da chapada diamantina.

A caverna torrinha é uma das maiores e mais completas do Brasi - contendo desenhos rupestres e um magnífico jardim de flores naturais, dentre elas, destaca-se a maior flor de aragonita do mundo; um deslumbre para os olhos!

Um ponto monumental da chapada, e que sempre encanta os visitantes é a cachoeira da fumaça.
Uma cascata de 340 metros, uma altura tão imensa que a água, no decorrer da sua queda se transforma em névoa, como se fosse uma fumaça; daí o seu nome.

O portal de entrada da chapada diamantina fica no município de Lençóis, há 425 km de Salvador.
A cidade começou a ser erguida em meados do século 19, por garimpeiros atraídos por grandes lavas de diamantes, e chegou a ter 30 mil habitantes, população 3 vezes maior que a atual.
Lençóis já foi o maior centro produtor de diamante do mundo, e era conhecida como a capital dos diamantes. Seu casario colonial, alguns bem conservados, são verdadeiras jóias arquitetônicas.

Aos turistas que pretendem visitar a Chapada Diamantina, solicitamos a gentileza de não sujarem as trilhas, não riscar as pedras, não usar sabonetes ou bronzeador, pois o uso da tais produtos poluem a água que muitos ribeirinhos usam para beber, e, se possível, evite fumar nas trilhas, para que não haja incêndios. A Chapada Diamantina é um dos lugares mais lindos do mundo, e tem de ser preservada da melhor maneira possível.

As lavas de diamantes, além de Lençóis, estendia-se por mais 3 municípios da chapada, Andaraí, Mucugê e Palmeiras.

Fonte: (Repórter Record)


" MAMÃO NO AZUL"

Quintal da Professora Leninha, em Palmeiras - Chapada Diamantina

Nenhum comentário:

Site Meter