sábado, 8 de setembro de 2007

Você Sabia?



Cerca de 13% da água doce do planeta está no Brasil. Mas esse volume é distribuído de forma desigual. Enquanto os habitantes da Amazônia têm disponíveis rios e canais por onde escoam 62% da vazão brasileira, pelo menos 15 milhões de nordestinos sofrem com as secas.

O subsolo brasileiro esconde um tesouro de água chamado Aqüífero Guarani. Ele tem a capacidade de fornecer 45 mil quilômetros cúbicos de água por ano, o que poderia abastecer 500 milhões de pessoas. No Brasil, o Aqüífero Guarani estende-se em sua maior parte sob a bacia do rio Paraná.

O continente africano, é formado por 53 países, só utiliza 3,8% de sua água doce. A maioria dos recursos hídricos desemboca no mar ou se perde em zonas desérticas.

O mundo tem 1,4 bilhões de quilômetros cúbicos de água. Mas apenas 0,3% disso, ou 105 mil quilômetros cúbicos, é de água acessível para o nosso consumo.

fonte: Revista Horizonte Geográfico




A DENGUE MATA. PREVINA-SE!

Quando olhamos os telhados das casas da periferia, podemos constatar uma precariedade em grande parte das caixas-d´água - a maioria delas, são de amianto e tem as tampas quebradas e outras, totalmente sem as suas tampas originais. Os proprietários, talvez, por desleixo ou por falta de informação, acabam improvisando outras tampas com materiais inadequados, como; madeiras, retalhos de chapas de ferro e até mesmo velhos pedaços de telhas de amianto.

Ocorre que, o uso desses materiais, tão inconvenientes para tal finalidade, pois com o passar do tempo, acabam se decompondo e comprometendo seriamente a qualidade da água, além de deixar brechas que possibilitam a entrada de poeira, insetos e principalmente o temível mosquito da dengue, que tem ceifado tantas vidas.

O projeto Águas e Vidas, visando amenizar a proliferação do mosquito da dengue, criou uma capa para caixa d´água, que será de suma importância na prevenção de tão terrível doença.
Trata-se de uma capa confeccionada em náilon, muito resistente e de grande durabilidade e que, indubitavelmente, proporcionará uma melhor higienização na água das caixas, pois vedará todos os orifícios em torno dela, evitando assim, a entrada de poeiras, vários tipos de insetos, e, principalmente o mosquito da dengue.
.


CAPA ANTI-DENGUE


Esta capa é muito fácil de fazere tem um baixo custo. Suba no telhado; de preferência, usando algumas tábuas sobre as telhas (para que você possa andar com mais segurança) . Faça o molde, tire as medidas da tampa e da circunferência da caixa (em volta da caixa). O passo seguinte é ir á uma loja que comercialize tal produto e procurar alguém que tenha máquina de costura industrial.

O projeto Águas e Vidas, visando contribuir no combate à dengue e a proliferação do mosquito transmissor, sugere aos governos e prefeitos de regiões afetadas pela dengue que estudem a possibilidade do fabrico dessas capas e distribua gratuitamente às pessoas de menor poder aquisitivo.

É importante frisar que, no ano de 2002, 18 pessoas de uma mesma família foram mortas por dengue, em Atibaia, no Estado de São Paulo.

O projeto, Águas e Vidas, faz um alerta às pessoas, e solicita uma atenção maior para com a água que é servida à família. Não podemos nos esquecer jamais, que a água precisa ter os cuidados básicos e que a sua preservação é indispensável para o bem- estar de todos.

Um único mosquito da dengue, em toda a sua vida (45 dias em média) pode contaminar 300 pessoas.



A PREVENÇÃO CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE É MUITO FÁCIL E DEVE SER FEITA CONSTANTEMENTE


CAIXAS D´ÁGUA COM TAMPAS QUEBRADAS É UM CRIADOURO DO MOSQUITO DA DENGUE








- Troque a água dos vasos de plantas por terra e manter seco o prato coletor de água.

- Limpe as calhas do telhado, para não haver acúmulo de água.

- Não deixar pneus ou recipientes que possam acumular água expostos à chuva.

- Manter sempre bem tampadas as caixas d´água,cisternas, barris e filtros.

- Acondicionar o lixo em sacos plásticos fechados ou em latões com tampa.

- Evite deixar sobras de água nos bebedouros dos animais. Procure condicioná-los, a fazer suas refeições e beber a água em horários determinados.

- Inspecione cuidadosamente todos os espaços da casa e do quintal e recolha qualquer objeto que possibilite o acúmulo de água.

- Ensine aos seus filhos, oriente-os a praticarem tais ações.










SINTOMAS DA DENGUE

- Dor constante abaixo das costelas, do lado direito (fígado)
- Suores frios por tempo prolongado, tonteiras ou desmaios (pressão baixa).
- Pele fria e pegajosa por tempo prolongado (pressão muito baixa)
- Sangramentos que não param
- Fezes escuras como borra de café (sangramento intestinal).
- Quando aparecer esses sintomas, procure imediatamente o médico.





A PROLIFERAÇÃO DA DENGUE È CADA VEZ MAIS ASSUSTADORA

Com a chegada do verão, a tendência é que haja um maior número de proliferação do mosquito e conseqüentemente, de contaminação nas pessoas. Todo cuidado tem que ser redobrado.
As pesquisas atuais constatam que, é cada vez maior o avanço dessa epidemia.

Cabe a todos nós, buscarmos todos os meios de prevenção para que possamos evitar uma catástrofe maior no futuro.

O projeto, Águas e Vidas, sugere aos diretores e professores de todas as escolas, que façam palestras que visam orientar os alunos a respeito do tema, e que os mesmos elaborem trabalhos escolares que objetive uma conscientização maior sobre a prevenção da dengue.

Zezé Dias.

Nenhum comentário:

Site Meter